Empresas

Vale (VALE3) já decidiu quem será novo CEO e nome deve agradar o mercado, diz site

26 ago 2024, 9:54 - atualizado em 26 ago 2024, 10:51
vale
O atual CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo fica no cargo até o fim de 2024 (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

O conselho de administração da Vale (VALE3) já decidiu quem irá assumir o comando da mineradora, segundo apuração da CNN. O mercado deve ficar a par do novo nome em setembro, diz o portal de notícia.

Importante lembrar que o atual CEO, Eduardo Bartolomeo, permanece a frente do cargo até o fim de 2024. Para a eleição de um novo presidente, a mineradora contou com a consultoria Russell Reynolds.

A sucessão da presidência da Vale enfrenta um dilema: de um lado, se o nome indicado tiver diretamente ligado ao governo, a credibilidade do processo de sucessão ficaria comprometida. Do outro, uma boa relação entre o executivo e gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um fator importante.

No início deste ano, houve tentativas do presidente Lula para lançar o nome de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, ao cargo. Por conta disso, a Vale divulgou restrições para o perfil do novo CEO, como forma de evitar novas pressões políticas.

Fontes ouvidas pela CNN, no entanto, garantem que o nome escolhido vai agradar o mercado.

Entre os nomes que aparecerem em possíveis listas de indicados estão Francisco Gomes Neto (Embraer), Gustavo Werneck (Gerdau), Carlos Piani (Equatorial), Cristiano Teixeira (Klabin), Maurício Bhar (Engie) e Antonio Maciel Neto (Caoa).

Segundo coluna de Lauro Jardim, d’O Globo, Dario Durigan, nome de confiança do ministro Fernando Haddad, também foi sondado por conselheiros para assumir o cargo.