Vale (VALE3) inicia testes com carga da 1ª planta de briquete de minério de ferro
A Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira (31) que iniciou testes com carga na primeira planta de briquete de minério de ferro, na Unidade Tubarão, em Vitória (Espirito Santo).
O briquete é um produto aglomerado aplicável em altos-fornos e fornos de redução direta. Assim, ele reduz as emissões na cadeia produtiva do aço.
Os testes com carga fazem parte do comissionamento da planta e são uma das últimas etapas antes do início da produção, de acordo com a Vale. O início dos trabalhos da primeira planta de briquete em Tubarão está previsto para ocorrer até o fim de 2023.
Porém, a segunda planta de briquete de minério de ferro está em fase final de construção, com inauguração prevista para início de 2024.
- O que ninguém te contou sobre a taxação dos fundos dos “super-ricos” e como isso pode mexer com a carteira dos investidores de fundos de investimentos: Saiba mais assistindo o Giro do Mercado aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Vale (VALE3) aposta em briquete de minério de ferro
Segundo o CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, a introdução do briquete de minério de ferro é um momento histórico para a siderurgia do Brasil.
“Depois de vários anos de desenvolvimento, temos um produto que vai apoiar nossos clientes no desafio de promover a descarbonização de suas operações, atendendo às demandas da sociedade na luta contra as mudanças climáticas”, afirma o executivo no comunicado.
As duas unidades da Vale combinadas terão capacidade produtiva de 6 milhões de toneladas de briquetes por ano. Dessa forma, a empresa espera atingir uma produção de aproximadamente 100 milhões de toneladas após 2030.
Consequentemente, a produção dos briquetes de minério de ferro é parte da estratégia da Vale de reduzir em 15% as suas emissões de poluentes, na cadeia de valor, até 2035.