Vale (VALE3): Fitch melhora perspectiva de estável para positiva, após acordo multibilionário
A Fitch Ratings revisou nesta terça-feira (29) a perspectiva para a mineradora Vale (VALE3) de estável para positiva depois do acordo multibilionário da empresa, BHP e Samarco para reparação e compensação pelo rompimento de barragem em Mariana (MG).
A Fitch também reafirmou classificação “BBB” para os IDRs (Ratings de Inadimplência do Emissor) da mineradora.
- Boletim Focus aponta inflação no teto da meta em 2024; saiba onde investir para buscar lucros na renda fixa neste cenário
A revisão da perspectiva “reflete a eliminação de um importante obstáculo nas classificações da Vale, uma vez que as incertezas ambientais e os riscos de litígios estão mais limitados, após o recente acordo da Samarco, além de sua crescente escala e diversificação para um mix de produtos ferrosos de maior valor agregado”, disse a agência de classificação de risco em relatório.
“A Fitch espera que a Vale continue comprometida com um perfil de baixa alavancagem e gere fluxos de caixa robustos, enquanto enfrenta preços mais baixos do minério de ferro e equilibra oportunidades de crescimento e retornos aos acionistas”, acrescentou.
Acordo da Vale
O acordo, já esperado pelo mercado e anunciado na semana passada, define compromissos financeiros que totalizam aproximadamente R$ 170 bilhões, abrangendo medidas de reparação socioambiental e socioeconômica.
Segundo a mineradora, esses recursos serão destinados a ações compensatórias, indenizações e recuperação ambiental, estruturados em três principais linhas de obrigações:
A Vale afirmou que a celebração do acordo é um marco importante para resolver todas as demandas relacionadas ao evento de forma conjunta entre a companhia, a Samarco, BHP Brasil e as demais partes envolvidas.
*Com informações da Reuters