Mercados

‘Vale (VALE3) Express’: Como a Cosan (CSAN3) quer destravar valor da mineradora

22 nov 2022, 13:04 - atualizado em 22 nov 2022, 13:53
Cosan aponta ramo logístico marítimo como grande potencial para a Vale (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

A Cosan (CSAN3), que recentemente se tornou acionista da Vale (VALE3), enxerga o ramo logístico marítimo como um grande potencial para a mineradora.

No 12º CEO Fórum, organizado pelo Bradesco BBI e que contou com a presença de membros da alta gestão de ambas empresas, a Cosan apontou que a Vale precisa potencializar suas capacidades de forma segregada: metais, metais básicos, logística, energia e transição.

Dessa forma, a acionista acredita que o potencial seria destravado se o negócio fosse “segregado” da parte produtiva, subdividindo-se em logística e comercialização. Assim, os novos segmentos poderiam ser transformados de unidades de custo em unidades de receita, maximizando as receitas em rotas globais por meio do envio de outros produtos.

Segundo o BBI, a Cosan deu como exemplo o fato de os navios da Raízen (RAIZ4) levarem etanol do Brasil e voltarem com outros combustíveis.

Destaca-se que, sobre a Cosan, a Vale mencionou que o novo acionista pode agregar valor de diferentes maneiras, como, por exemplo, com melhorias potenciais em relações regulatórias/institucionais, ganhos de produtividade e eficiência.

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Perspectivas sobre a Vale

O BBI apontou ainda as perspectivas sobre a mineradora após o evento, colocando que os desafios da produção permanecem.

A dinâmica do mercado de minério de ferro deve permanecer relativamente saudável em 2023, apoiado pela reabertura da China e altos custos marginais, entre US$ 90 e 100/tonelada, enquanto se os preços forem para US$ 70, a Vale estima que quase 200 milhões de toneladas poderiam sair do mercado.

Além disso, os contratempos de produção, com problemas de corpos de minério e atrasos de licenciamento, devem resultar em crescimento de volume apenas marginal nos próximos anos.

Foi destacado ainda que a Vale deve focar na melhoria do mix de produtos, enquanto nos custos, as pressões persistem e ainda podem aumentar em 2023, com custos totais de entrega ainda em níveis geralmente altos.

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