Vale (VALE3) empurra Ibovespa (IBOV), enquanto mercado aguarda PEC e Copom
O declínio das ações da Vale (VALE3) – com números fracos do comércio exterior da China e após divulgação de projeções da empresa – empurrava o Ibovespa (IBOV) para baixo.
Por volta das 15h10 desta quarta-feira (7), o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,69%, aos 109,4 mil pontos.
No Brasil, as atenções estão voltadas para Brasília, com votação à tarde no plenário do Senado da PEC da Transição, que prevê uma expansão do teto de gastos em 145 bilhões de reais por dois anos.
Agentes financeiros também monitoram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, prevista para após o fechamento do mercado, principalmente sinalizações referentes à política fiscal, em meio ao desconforto com os reflexos da PEC nas contas públicas.
Exterior
Investidores reforçavam preocupações sobre um aperto monetário prolongado nos Estados Unidos e o ritmo da atividade econômica global.
Em relatório a mercados, economistas do Bradesco citam temores renovados de aperto monetário agressivo e desaceleração da economia global pesando nos mercado globais.
Eles também chamam a atenção para os dados de balança comercial da China, com desempenho muito abaixo do esperado, tanto nas importações quanto nas exportações, assim como incertezas quanto às decisões de política monetária na zona do euro e nos EUA, que ocorrerão na semana que vem.
*Com informações da Reuters