Vale (VALE3) deve apresentar resultados mais fracos no 1T24; entenda os motivos e veja projeções da XP para mineração
Em relatório publicado nesta terça (9) pela XP Investimentos, os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano fazem projeções sobre o 1T24 no setor de Mineração e Siderurgia e de Papel e Celulose. De acordo com o relatório, a expectativa para os setores é mista.
Para as mineradoras, com a indústria siderúrgica no Brasil ainda enfrentando um ambiente desafiador, os analistas esperam que a exposição da Gerdau (GGBR4) na América do Norte e os esforços de eficiência de custos da Usiminas (USIM5) impulsionem uma sólida melhora no EBITDA T/T no 1T24E, como dois dos destaques deste trimestre.
Contudo, o lado negativo do setor cai sob a Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3). Isso se dá devido ao impacto da baixa performance do minério de ferro no primeiro trimestre de 2024. Apesar disso, os analistas não descartam uma potencial recuperação da commodity.
“Aura (AURA33) deve publicar resultados positivos (apoiado por um desempenho sólido de produção no 1T24), com números ainda pressionados para a CBA (CBAV3) (embora todos os olhos estejam voltados para a recente recuperação dos preços do alumínio)”, destacam.
- Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.
Melhor ambiente para Papel e Celulose
Já para o setor de Papel e Celulose, os analistas preveem um trimestre relativo melhor para as empresas expostas à celulose, com o atual ambiente de preços estabelecendo um tom positivo para o 2T24. O desempenho no preço da celulose foi de +8% acumulado no ano, sendo inesperado para o mercado.
De acordo com o relatório, a Suzano (SUZB3) será destaque no setor, sendo a empresa também beneficiada pela continuidade do melhor desempenho de custos no 1T24.
“Do lado negativo, esperamos um trimestre ligeiramente mais fraco para a Irani (RANI3), impactado por preços ligeiramente mais baixos de caixas de papelão ondulado e custos mais elevados relacionados a OCC”, afirmam.
Recomendações da XP Investimentos
A recomendação da XP Investimentos é ficar de olho nos potenciais efeitos do estímulo governamental relacionado com a habitação nos indicadores macro chineses. Além disso, é importante averiguar como isso se reflete na procura de aço e preços do minério de ferro.
Por fim, de acordo com os analistas, também é importante checar os preços do aço e rentabilidade das siderúrgicas na China, além das perspectivas de rentabilidade para as empresas papeleiras (especialmente na China) e potenciais novas interrupções no fornecimento de celulose.
As recomendações de compra dos analistas foram para Vale, Gerdau, CBA, Aura e Suzano.
Já para as ações da CSN, CSN Mineração, Usiminas, Klabin (KLBN11) e Irani as recomendações foram neutras.