Governança Corporativa

Vale (VALE3) contrata consultoria internacional para seleção de novo CEO

23 maio 2024, 19:58 - atualizado em 23 maio 2024, 19:58
vale vale3 dividendos
“As próximas ações de competência do Conselho de Administração seguem inalteradas”, informou (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A Vale (VALE3) contratou a consultoria Russell Reynolds para a seleção do novo CEO, mostra documento enviado ao mercado nesta quinta-feira (23).

Com isso, a empresa concluiu a primeira etapa do seu plano de sucessão, conforme tabela abaixo:

“As próximas ações de competência do Conselho de Administração seguem inalteradas”, informou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imbróglio com novo CEO

A escolha do novo CEO provocou turbulência na Vale no começo do ano. Tamanha indecisão entre os conselheiros levou a empresa a prorrogar a gestão de Eduardo Bartolomeo por mais sete meses, ou seja, até o final do ano.

Houve, inclusive, tentativas do presidente Lula para lançar o nome de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, ao cargo. Por conta disso, a Vale divulgou restrições para o perfil do novo CEO, como forma de evitar novas pressões políticas.

De acordo com a mineradora, “a definição do novo presidente da Vale deverá considerar os atributos e perfil necessários para a posição frente à estratégia e os desafios futuros da companhia”.

Fontes ouvidas pelo Valor Econômico afirmaram que os atributos buscados pela empresa são: ser um executivo que transite bem em todas as áreas de mineração e que dialogue bem com as autoridades.

Além disso, foi também definido a participação de Bartolomeo na transição para a nova liderança no início do próximo ano. Bartolomeo continuará na companhia até dezembro de 2025 como advisor (consultor).