Vale (VALE3) consegue liminar para sair da ‘lista suja’ do trabalho escravo do governo
O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) proferiu, em caráter liminar, decisão que determina a imediata exclusão da Vale (VALE3) do Cadastro de Empregadores do Ministério do Trabalho e Emprego, conhecido como “lista suja”, até que decisão judicial definitiva sobrevenha.
“A Vale reitera que adota medidas rigorosas para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e o respeito aos direitos humanos em todas as suas operações e cadeia produtiva”, diz em comunicado divulgado nesta segunda-feira (17).
- Um e-mail pode mudar sua vida financeira: todas as manhãs, mais de 850 mil brasileiros recebem a newsletter mais lida do mercado financeiro para poder investir melhor. Você pode ser um deles. Basta clicar aqui para receber de forma 100% gratuita.
A medida se refere ao caso da Ouro Verde Locações e Serviços, que teve os locais de trabalho — de propriedade da mineradora — inspecionados em 2015. Na ocasião, o ministério apontou o descumprimento de diversas normas trabalhistas.
Em 7 de junho, a Vale afirmou por meio de comunicado que soube da inclusão na lista e que a considera um engano.
Segundo a empresa, ao tomar conhecimento dos apontamentos feitos pela inspeção, acompanhou todas as medidas corretivas e, posteriormente, rescindiu o contrato com a empresa transportadora.