Vale (VALE3) conclui venda de participação na CSP à ArcelorMittal
A Vale (VALE3) informou nesta quinta-feira (9) que concluiu a venda de sua participação na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) à ArcelorMittal. A conclusão da operação estava sujeita às aprovações corporativas e regulatórias usuais.
Além da Vale, os sócios Posco Holding e Dongkuk Steel Mill alienaram suas respectivas participações na empresa, fundada em 2008 como uma joint venture entre Vale (50%), Dongkuk (30%) e Posco (20%).
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A transação foi anunciada em meados de 2022, com a CSP avaliada em US$ 2,2 bilhões. Segundo a Vale, o dinheiro será utilizado para pagar antecipadamente o saldo devedor da dívida líquida de US$ 2,3 bilhões.
A venda de participação também reforça a estratégia da mineradora de simplificar o portfólio, focando nos principais negócios e em oportunidades de crescimento pautados pela alocação de capital disciplinada.
A CSP está localizada no Ceará e tem capacidade instalada de três milhões de toneladas de placas de aço por ano.