Mercados

Vale (VALE3) cai, mesmo com alta do minério de ferro; foi o Lula?

28 fev 2024, 17:32 - atualizado em 28 fev 2024, 17:38
Vale
Desde o início do ano, especula-se sobre o novo CEO, em meio a um impasse entre acionistas (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A Vale (VALE3) cai nesta sessão, na contramão dos preços do minério de ferro, que fecharam em alta de 1,08%, a 889 iuanes (123,49 dólares) a tonelada.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que todas as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro — e isso inclui a Vale.

“A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil. Ela não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil”, afirmou o presidente. Segundo ele, a mineradora está vendendo mais ativos do que minério de ferro, chegando a perder espaço para empresas internacionais”, destacou em entrevista para a RedeTV!.

Mas isso foi suficiente para derrubar os papéis? Analistas que conversaram com o Money Times acreditam que não necessariamente. O analista Matheus Soares, do Market Makers, destaca que apesar das falas gerarem ruídos negativos, que só vão passar quando o novo CEO ser anunciado, esses não surgiram de ontem para hoje.

Desde o início do ano, especula-se sobre o novo CEO, em meio a um impasse entre acionistas. O governo tentou indicar Guido Mantega para o cargo, mas sem sucesso.

João Abdouni, da Levante, afirma, por outro lado, que o mercado começa a colocar no preço um possível aumento da intervenção do governo na companhia.

“Quando a gente vê que há um movimento político de mudar a direção da empresa em detrimento do lucro, em favorecimento do apoio político, do alinhamento político, o mercado entende com maus olhos”, vê Lucas Sharau, sócio na iHUB Investimentos.

Apesar disso, o analista coloca que a Vale é uma empresa que já está bastante descontada e que deveria valer um pouco mais.

“As casas de análise hoje precificam um preço justo para a Vale na ordem de R$ 90. Ela está sendo negociada no patamar de R$ 66,00. Então, há espaço para a empresa, potencial de valorização para o negócio. É uma empresa que tende a pagar bons dividendos, nos últimos 12 meses pagou coisa de 10%, 9,5% “, discorre.

Já Fabrício Gonçalvez, da Box Asset Management, destaca que as cotações do minério de ferro têm sofrido bastante nos últimos pregões devido à espera pelo balanço da Vale, que já foi divulgado.

“Agora que já sabemos como foram os resultados, é hora de ajustar os preços e fechar o spread, entre minério e Vale”, completa.