Vale (VALE3) vira para alta com Ibovespa ganhando tração e antes de dados operacionais do 2T22
As ações da Vale (VALE3) abriram em queda nesta terça-feira (19), em movimento contrário às demais empresas do setor de mineração e siderurgia, mas conseguiram virar para alta com o Ibovespa ganhando tração.
Os papéis da Vale mostravam ganhos de 0,26% perto das 14h10, cotados a R$ 68,91 cada.
Apesar da virada, a valorização é mais tímida que a das demais mineradoras e siderúrgicas.
No mesmo horário, a CSN (CSNA3) e sua controlada CSN Mineração (CMIN3) avançavam 3,14% e 3%, respectivamente, enquanto Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) registravam ganhos de 2,72% e 2,31%.
O Ibovespa engatava seu segundo pregão positivo na semana, subindo 1%, a 97.883,68 pontos.
2T22 fraco
A Vale divulga hoje, após o fechamento do mercado, os dados de produção e vendas referentes ao segundo trimestre do ano.
Analistas passaram a projetar resultados mais fracos para a mineradora, reflexo da dura política de “Covid Zero” implementada na China para conter o surto da doença no país, que aumenta os temores de uma demanda mais fraca.
Para o Itaú BBA, a Vale deve apresentar resultados mais fracos em função dos menores preços realizados de minério de ferro.
A Terra Investimentos espera que os preços do minério de ferro tenham grande impacto nos resultados operacionais da Vale, considerando que têm peso nos produtos ofertados pela empresa.
A Ativa Investimentos prevê uma queda anual de 41,5% no lucro da empresa, para R$ 23,31 bilhões.
A expectativa para a produção do segundo trimestre, no entanto, é de que venha mais normalizada em relação ao trimestre anterior, totalizando 78,8 milhões de toneladas de minério de ferro – mas mais porque, no primeiro trimestre, as chuvas acima do esperado no período impediram um desempenho mais forte.
Ainda assim, a Ativa mantém a expectativa quanto ao cumprimento do guidance, de 320-335 milhões para produção em finos de minério em 2022, embora acredite que a Vale alcançará apenas o piso da faixa.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.