Mercados

Vale (VALE3) cai 3% após dados fracos da China; siderúrgicas acompanham

15 ago 2022, 11:23 - atualizado em 15 ago 2022, 11:23
Vale
Vale cai com dados econômicos fracos na China (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

As ações da Vale (VALE3) caíam 3,70%, a R$ 67,22, por volta das 10h30 desta segunda-feira (15). Os papéis da mineradora sentem o peso dos dados fracos da atividade econômica chinesa, que desacelerou inesperadamente em julho.

As siderúrgicas listadas na Bolsa também operavam no vermelho. A CSN (CSNA3) recuava 5,21%, a Gerdau (GGBR4) caía 2,41% e a Usiminas (USIM5) desvalorizava 2,84%.

A produção industrial da China cresceu 3,8% em julho em relação ao ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Estatísticas, abaixo da expansão de 3,9% em junho e de aumento de 4,6% esperado por analistas em uma pesquisa da Reuters.

Já as vendas no varejo, que só voltaram a crescer em junho, aumentaram 2,7% em relação ao ano anterior, contra expectativa de crescimento de 5,0% e alta de 3,1% observada em junho.

Além disso, o setor imobiliário, que sofreu ainda com um boicote hipotecário que pesou sobre o sentimento do comprador, também deteriorou-se em julho. O investimento imobiliário caiu 12,3% no mês passado, a taxa mais rápida deste ano, enquanto a queda nas novas vendas se intensificou para 28,9%.

*Com informações da Reuters

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.