Empresas

Vale (VALE3): A conversa de Lula com grandes acionistas da mineradora

28 jul 2023, 11:24 - atualizado em 28 jul 2023, 11:25
Lula, Brasil, Política, Itália, Mercosul
Parte do PT vê a companhia como “estratégica” para os interesses nacionais. (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente Lula (PT) tem conversado com grandes acionistas da Vale (VALE3) em um tentativa de garantir um cargo para o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, informou o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Ainda de acordo com a publicação, outros grandes acionistas da Vale, como o Bradesco, Blackrock e Cosan, não querem trocar agora o atual presidente da empresa, Eduardo Bartolomeo, cujo mandato vai até maio de 2024.

A Vale foi privatizada em 1997, mas parte do PT ainda vê a companhia como “estratégica” para os interesses nacionais. Hoje, o Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, detém 8,7% da companhia.

Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo no cargo, responsável pela guinada desenvolvimentista do governo Dilma, chamada de nova matriz econômica – medidas apontadas por economistas como responsáveis pela recessão enfrentada pelo Brasil em 2015 e 2016.

  • Balanço da Vale (VALE3) anuncia dividendos de R$ 8 bilhões: É hora de investir na empresa? Veja qual é a recomendação para as ações da mineradora no Giro do Mercado de hoje (28) clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale em queda

As ações da Vale caíam 2,2% por volta das 10h40 desta sexta-feira (28), a R$ 68,86, depois que a empresa divulgou o balanço do segundo trimestre de 2023 e uma venda em metais básicos.

O desempenho dos papéis hoje segue em linha com os contratos futuros de minério de ferro, que foram puxados para baixo por preocupações com limites de produção de aço iminentes e crescente impaciência com a falta de atualizações sobre estímulos da China.

Além disso, segundo a Ativa Investimentos, a Vale apresentou resultado ainda fraco, uma revisão para cima dos guidances, um anúncio de JCP em linha com o esperado e formalização do acordo em metais básicos já aguardada pelo mercado.