BusinessTimes

Vale (VALE3): Após alta de 13% da ação em 2022, veja o que esperar do balanço do 1T22

19 abr 2022, 12:00 - atualizado em 19 abr 2022, 12:00
VALE3 Mineração
BofA diz ver o chamado custo de caixa C1 por tonelada aumentando no período (Divulgação)

A Vale (VALE3) deve apresentar no próximo dia 27 um balanço do primeiro trimestre refletindo os preços altos de minério de ferro, mas com impacto sazonal da diminuição dos volumes, dizem analistas do mercado.

Nesta terça-feira (19), após o fechamento do mercado, a companhia – cujas ações acumulam alta de 13% neste ano -divulga ainda o relatório de produção do período, que deve ajudar a calibrar as expectativas sobre o balanço.

O Bradesco BBI projeta uma queda de 4% no Ebitda, na comparação trimestral, a US$ 6,5 bilhões, resultado que deve ser suportado por prêmios de minério de ferro mais altos, enquanto os custos aumentam, diz em relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Efeito da chuva

O Bank of America (BofA) fala em “embarques fracos”, prejudicados pelos fortes níveis de chuva no Brasil durante o trimestre. Segundo o banco, em relatório assinado por Caio Ribeiro e equipe, a Vale deve registrar embarque de 60Mt de minério de ferro no total, queda trimestral de 36% e baixa anual de 8%.

“No entanto, os preços de minério de ferro mais altos com o referencial do mercado subindo 29% na base trimestral devem compensar em grande parte o movimento [de baixa de embarque”, diz.

O banco também cita uma “realização de preço mais forte impulsionada por taxas de frete mais baixas e um efeito positivo do mecanismo de preço provisório”.

O BofA diz ver o chamado custo de caixa C1 por tonelada aumentando devido à menor diluição de custos fixos, maiores custos com combustíveis e maiores despesas portuárias. A projeção é de que a Vale entregue US$ 20,7/ton (+10% q/q; +19% a/a)

“Do lado de metais básicos, os embarques de níquel da Vale devem chegar a 42kt (-5% q/q; -12% a/a) e cobre a 52kt (-30% q/q; – 28% a/a) devido à manutenção na operação de Sossego”, comenta.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.