Vale (VALE3) anuncia novo CEO para a Vale Base Metals; veja quem assume o comando
A Vale (VALE3) anunciou, nesta terça-feira (23), Shaun Usmar como o novo CEO da Vale Base Metals (VBM), que assumirá o cargo no quarto trimestre deste ano.
Conforme o comunicado, o novo CEO ficará baseado em Toronto e é um executivo internacional de mineração com mais de 30 anos de experiência trabalhando globalmente em funções operacionais, financeiras e de liderança executiva em algumas das maiores empresas de mineração e de crescimento mais rápido do mundo.
- Um e-mail pode mudar sua vida financeira: todas as manhãs, mais de 850 mil brasileiros recebem a newsletter mais lida do mercado financeiro para poder investir melhor. Você pode ser um deles. Basta clicar aqui para receber de forma 100% gratuita.
A experiência de Usmar se estende também à BHP Billiton, com funções em finanças corporativas e operações nas indústrias de aço e alumínio
“Após um minucioso processo de busca externa, estamos muito satisfeitos que Shaun se junte a nós como CEO da VBM. Shaun tem um excelente histórico em nosso setor e estou confiante de que ele é a pessoa certa para liderar nossa empresa enquanto buscamos capturar o potencial de valor dos nossos recursos e ativos”, disse Mark Cutifani, presidente da Vale Base Metals.
Em abril deste ano, foi concluída a venda da VBM para a Manara Minerals. O negócio foi fechado por aproximadamente US$ 2,5 bilhões.
Enquanto isso, CEO da Vale segue indefinido
A Vale está em processo de decisão de quem será seu próximo CEO, já que o atual, Eduardo Bartolomeo, permanece a frente da mineradora apenas até o fim de 2024.
Para isso, a companhia conta com a consultoria Russell Reynolds na busca de candidatos para o cargo, sendo que o cronograma prevê para setembro a aprovação de uma lista com três nomes.
Segundo coluna de Laura Jardim, do Globo, Dario Durigan, nome de confiança do ministro Fernando Haddad, foi sondado por conselheiros para assumir o cargo.
Além disso, vazou uma possível lista com os indicados, com nomes como Francisco Gomes Neto (Embraer), Gustavo Werneck (Gerdau), Carlos Piani (Equatorial), Cristiano Teixeira (Klabin), Maurício Bhar (Engie) e Antonio Maciel Neto (Caoa), conforme a publicação.