Vale (VALE3) confirma acordo com Tesla (TSLA) para fornecimento de níquel
A Vale (VALE3) confirmou nesta sexta-feira (6) a assinatura de um contrato de longo prazo com a Tesla (TSLA) para fornecimento de níquel classe 1 nos Estados Unidos a partir de suas operações no Canadá.
O acordo está em linha com a estratégia da Vale de ampliar a exposição à indústria de veículos elétricos, alavancando a baixa pegada de carbono e posição de liderança no mercado como maior produtor de níquel acabado da América do Norte.
“Esse acordo reflete um compromisso compartilhado com sustentabilidade e mostra muito claramente que somos o fornecedor preferencial para produtos de níquel de baixa emissão de carbono e alta pureza, essenciais para baterias de longo alcance”, disse Deshnee Naidoo, vice-presidente executiva de metais básicos da Vale.
O objetivo da companhia é atingir de 30% a 40% de vendas de níquel classe 1 para a indústria de veículos elétricos em rápido crescimento.
As operações da Vale no Canadá produzem alguns dos produtos de níquel de menor emissão de carbono do mundo.
De acordo com a companhia, em 2020, os rounds da refinaria de Long Harbour em Newfoundland & Labrador tiveram uma pegada de carbono verificada de 4,4 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de níquel, enquanto as pelotas e pó da refinaria de níquel de Copper Cliff em Ontário tiveram uma pegada verificada de 7,3 toneladas equivalente.
Isso inclui emissões de Escopo 1 e 2, de mineração, moagem e refino, bem como emissões de Escopo 3, de insumos, disse a Vale.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!