BusinessTimes

Vale (VALE3): Ainda compensa, mesmo, ter ações da mineradoras?

10 out 2022, 9:22 - atualizado em 10 out 2022, 9:22
Níquel-Vale
Carga pesada: Vale sofre com forte queda do preço do minério de ferro no mercado internaci0nal (Imagem: Divulgação/ Vale)

O minério de ferro é uma espécie de termômetro da economia global. E com o mundo em probabilidade crescente de recessão, é natural a pergunta: manter Vale (VALE3) na carteira é uma boa?

De fato, as ações da Vale costumam, ao menos no curto prazo, reagir conforme o preço da commmodity. E esta, por sua vez, tem grande sensibilidade ao nível de atividade das grandes economias, principalmente a China.

O país asiático é o maior cliente da mineradora brasileira, bem como o grande importador mundial de minério de ferro.

Pode se dizer, inclusive, que a Vale foi uma grande contribuinte da evolução da infraestrutura da China, que apresentou um crescimento anual do PIB de impressionantes 13,6% nos últimos 20 anos.

Vale vê cotação do minério cair mais de 50%

Em 2021, o minério de ferro alcançou sua máxima histórica (US$ 240 por tonelada). A alta foi proveniente da reabertura das economias pós-lockdown, que foi mais rápida que o esperado pelo mercado e pelas mineradoras. Como as empresas desaceleraram fortemente a produção durante a pandemia, o resultado foi uma demanda muito maior que a oferta e o preço no pico histórico.

Agora, o cenário é outro: com o aumento dos temores de recessão global e forte desaceleração do crescimento da China, o preço da commodity caiu para algo próximo de US$ 100 por tonelada.

VALE3 continua gerando fluxo de caixa e distribuindo dividendos

Analistas das séries Melhores Ações da Bolsa (MAB) e Double Income – que têm o papel no portfólio – comentaram sobre as expectativas com relação ao futuro da ação…

… Clique aqui para ler a matéria completa.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar