Política

Vale (VALE3): A expectativa de Lula sobre a mineradora

05 set 2024, 16:44 - atualizado em 05 set 2024, 16:45
lula vale3 apostas bets
Lula já chegou a cobrar publicamente o pagamento de indenizações às famílias. (REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (5) ter a expectativa de fechar um acordo até o começo de outubro com Samarco e suas sócias, Vale (VALE3) e BHP, para reparação e compensação pelo rompimento mortal de barragem em Mariana (MG), em novembro de 2015.

Em entrevista à Rádio Vitoriosa de Uberlândia, o presidente frisou que o acerto deverá levantar recursos para “reparar o povo”.

O rompimento da barragem, há quase nove anos, deixou 19 mortos, centenas de desabrigados e poluiu o rio Doce em toda a sua extensão, até o mar do Espírito Santo. Um acordo global sobre o colapso da estrutura entre autoridades federais e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo com as mineradoras é amplamente aguardado.

Lula já chegou a cobrar publicamente o pagamento de indenizações às famílias atingidas por rompimentos de barragens de mineração em Brumadinho e Mariana e disse que a mineradora estava vendendo mais ativos do que minério de ferro.

No mês passado, ele também criticou a pulverização do controle da empresa, privatizada na década de 1990, comparando a companhia a um “cachorro de muito dono” que, segundo ele, “morre de fome, morre de sede porque todo mundo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida e ninguém colocou”.

*Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar