BusinessTimes

Vale realoca 75 famílias após rever zona de autossalvamento na barragem Doutor

13 ago 2020, 9:50 - atualizado em 13 ago 2020, 9:50
Vale
“A Vale informa, ainda, que não houve alteração nos dados técnicos das referidas estruturas e que as últimas inspeções não detectaram anomalias adicionais (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A mineradora Vale (VALE3) informou que aumentou os limites da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) de sua barragem de Doutor, na mina de Timbopeba, do complexo de Mariana, com base em estudos mais conservadores, o que exigirá realocação de moradores da região.

A revisão nos limites da área de segurança resulta de disposições de um termo de compromisso firmado com o governo estadual e o Ministério Público local, disse a Vale em comunicado nesta quinta-feira.

Com isso, a empresa informou que cerca de 75 famílias residentes nas comunidades de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira serão realocadas.

“As famílias receberão assistência integral da Vale, com hospedagem, atendimento psicossocial, alimentação, entre outros”, afirmou a empresa, destacando que seguirá orientações da Defesa Covil e protocolos de segurança devido à pandemia de coronavírus.

“A Vale informa, ainda, que não houve alteração nos dados técnicos das referidas estruturas e que as últimas inspeções não detectaram anomalias adicionais.

As barragens do Complexo de Mariana são monitoradas continuamente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale”, acrescentou a companhia.