BusinessTimes

Vale produz 88,7 milhões de toneladas de minério de ferro no 3º trimestre

19 out 2020, 19:57 - atualizado em 20 out 2020, 11:40
Vale Itabira VALE3
De acordo com a mineradora, a produção de minério de ferro foi mantida em 1 milhão de toneladas a partir de meados de julho, apresentando “consistência e estabilidade ao longo de quase todo o trimestre” (Imagem: Janaina Duarte/Vale)

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) atingiu 88,7 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2020, de acordo com o relatório divulgado pela companhia nesta segunda-feira (19). O montante é 31,2% maior em relação ao volume registrado no trimestre passado e 2,3% superior à quantidade registrada no mesmo intervalo do ano passado.

De acordo com a mineradora, a produção da commodity foi mantida em 1 milhão de toneladas por dia a partir de meados de julho, apresentando “consistência e estabilidade ao longo de quase todo o trimestre”.

“As operações têm alcançado maiores taxas e estabilidade com segurança, a partir da implantação progressiva do VPS e de medidas como a Permissão de Trabalho Seguro (PTS), essenciais para transformar a cultura da Vale em uma cultura voltada para a segurança e a excelência operacional”, afirmou a Vale. As condições climáticas também favoreceram as operações no período.

O Sistema Norte registrou recorde de produção no período, com 58,9 milhões de toneladas. O S11D teve uma produção recorde em setembro, com 8,3 milhões de toneladas, enquanto o montante no trimestre foi de 24,4 milhões de toneladas.

A produção de pelotas atingiu 8,6 milhões de toneladas, alta trimestral de 21,1%. O aumento pode ser explicado pela maior disponibilidade de pellet feed e pela melhora das operações nas usinas de pelotização.

O volume de vendas de minério de ferro e pelotas cresceu 20,4% no comparativo trimestral e totalizou 74,2 milhões de toneladas, sendo 65,7 milhões de toneladas de minério de ferro e 8,4 milhões de toneladas de pelotas. O aumento de vendas foi beneficiado pela normalização logística a partir de setembro. Segundo a Vale, o desempenho deve melhorar ainda mais no quarto trimestre do ano.

A produção e a venda de níquel e cobre mostraram sinais de recuperação. Os segmentos devem iniciar o último trimestre de 2020 em bom ritmo.

“Os resultados foram possibilitados pelo comprometimento da força de trabalho com os padrões de segurança da empresa e com rígida disciplina operacional, seguindo a implantação contínua do Sistema de Produção Vale (VPS)”, comentou a Vale.

A mineradora disse que está seguindo com seu plano de retomada e estabilização operacional, aplicando em colaboração com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e as empresas de auditoria externa um conjunto de soluções para desbloquear e retomar as capacidades de seus negócios.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar