Vale procura negociar indenizações diretamente com famílias sem ação judicial
A mineradora Vale (VALE3) está interessada em pagar as indenizações para as famílias das vítimas do ocorrido em Brumadinho. Segundo o CEO Fábio Schavartsman, a empresa tenta diminuir o sofrimento de familiares dos atingidos pela lama.
EXCLUSIVO: Conheça o novo Ranking de Fundos Money Times/App Renda Fixa
“Para tanto, nós estamos preparados para abdicar de ações judiciais, nós queremos fazer acordos extrajudiciais, e nós estamos buscando assinar com a maior celeridade possível um acordo com as autoridades do Estado de Minas Gerais que permita que a Vale comece imediatamente a fazer frente a esse processo indenizatório”, afirmou Schavartsman em entrevista aos jornalistas.
A mineradora tenta envolver não envolver a justiça, em meio ao processo da Samarco, o qual estava acordado uma multa de R$ 155 bilhões. Todavia, o procurador da República José Adércio Sampaio, coordenador da força-tarefa do Rio Doce, criada pelo Ministério Público Federal para investigar o caso de 2015, disse em entrevista à Reuters que poderia rever o valor da multa.
A Vale tenta recuperar a imagem e seu valor de mercado perdido na última segunda-feira (28), e o governo pretende realizar mudanças na legislação para evitar que tragédias, como as de Brumadinho e Mariana, não aconteçam novamente. “O governo lançará decretos e encaminhará projetos de leis ao Congresso nos próximos dias”, foi o que afirmou uma fonte que não quis ser identificada para a agencia Reuters.