BusinessTimes

Vale prevê aportar R$ 450 mi em abastecimento de água da região metropolitana de BH

08 ago 2019, 16:30 - atualizado em 08 ago 2019, 16:30
Vale
O acordo foi necessário devido ao rompimento de barragem da Vale que continha mais de 11 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A Vale (VALE3) prevê aportar cerca de 450 milhões de reais no sistema de abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte, após o rompimento de barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro, informou a companhia em nota à imprensa nesta quinta-feira.

O montante, já incluído nas provisões bilionárias realizadas pela empresa em resposta ao desastre, será aplicado nos sistemas de captação de água para abastecimento da capital mineira: Bacia do Rio Paraopeba e Bacia do Rio das Velhas.

As medidas fazem parte do termo de compromisso homologado nesta semana entre a Vale e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com as participações dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

O acordo foi necessário devido ao rompimento de barragem da Vale que continha mais de 11 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. Ao entrar em colapso, a estrutura liberou seu conteúdo em mata, comunidades e rios da região. O desastre deixou mais de 240 mortos confirmados.

Pelo acordo, a Vale se compromete a construir um novo sistema de captação de água no Rio Paraopeba, realizar ações preventivas na captação no Rio das Velhas e a contratar uma auditoria externa que irá, entre outros pontos, analisar os projetos e acompanhar o volume de água armazenado nos reservatórios da região metropolitana.

A Vale detalhou que Belo Horizonte e Região Metropolitana têm dois principais sistemas de captação para abastecimento de água sob a responsabilidade da Copasa, que englobam estações de captação e tratamento localizadas nas bacias do Rio Paraopeba e Rio das Velhas.

No caso da bacia do Rio Paraopeba, a captação é realizada nas represas de Rio Manso, Serra Azul, Vargem das Flores, além do Rio Paraopeba. No Rio das Velhas há a captação direta no rio, em Bela Fama.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar