Agenda do Dia

‘Vale não pode pensar que é dona do Brasil’, diz Lula; confira a agenda desta quarta (28)

28 fev 2024, 7:41 - atualizado em 28 fev 2024, 7:41
vale agenda haddad lula
Agenda: Lula criticou a Vale em entrevista para a RedeTV!; começa 1ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20. (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

O clima de tensão aumentou entre a Vale (VALE3) e o governo, em meio à decisão do novo presidente da companhia.

Ontem, em entrevista para a RedeTV!, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que todas as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro — e isso inclui a Vale.

“A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil. Ela não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil”, afirmou o presidente. Segundo ele, a mineradora está vendendo mais ativos do que minério de ferro, chegando a perder espaço para empresas internacionais.

Depois de não conseguir emplacar o ex-ministro Guido Mantega, o governo tenta pressionar por mais um de seus indicados para a presidência da Vale, dando espaço para novos temores sobre uma eventual interferência de Lula.

Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.

Segundo informações do Lauro Jardim, colunista d’O Globo, a aposta agora é em Paulo Cafarelli, ex-presidente da Cielo, uma parceria do Banco do Brasil com o Bradesco, também acionista da Vale. Cafarelli também é ex-diretor do BB, da CSN, ex-presidente do BB Banco de Investimentos e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

A definição de quem assume a Vale ainda está em aberto. O debate sobre a troca de Eduardo Bartolomeo, atual CEO da empresa desde 2019, foi adiado para maio, que é quando vence o seu mandato. E tudo está na mesa: desde sua recondução ao cargo, até o fim de seu ciclo e o convite para que ele participe do processo de seleção de seu sucessor. Outra opção é reduzir o mandato de três para um ano.

Começa, nesta quarta-feira (28), a 1ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, em São Paulo. O ministro Fernando Haddad fará o discurso virtualmente, uma vez que foi diagnosticado com covid-19. Participa também o presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto.

Os principais temas do evento são dívida global, reforma de instituições globais, transição energética e a taxação da fortuna de “super-ricos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (28)

Horário Programação Local
8h30 Partida para Georgetown Base Aérea de Brasília
11h Chegada a Georgetown Aeroporto Internacional Cheddi Jagan – Georgetown, Guiana
14h Participação em sessão especial com Chefes de Governo da Comunidade do Caribe – CARICOM Georgetown, Guiana
16h Reunião bilateral com a Primeira-Ministra de Barbados, Mia Mottley Georgetown, Guiana
17h Reunião trilateral Brasil-Suriname-Guiana Georgetown, Guiana

Economia

A agenda de indicadores internacionais rouba a cena nesta quarta-feira, com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

A projeção do mercado é de que o PIB do quarto trimestre irá se manter em 3,3%. Vale lembrar que, ontem, a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, afirmou que a economia dos EUA segue forte e que o governo não espera uma recessão.

Além disso, tem dados de produção industrial e vendas no varejo no Japão.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (28)

Horário País Indicador
05h30 Hong Kong PIB (4T23)
07h00 Zona do Euro Índice de Confiança de Empresas e Consumidores (Fev)
08h00 Brasil Sondagem do Comércio (Fevereiro)
08h00 Brasil Sondagem de Serviços (Fevereiro)
08h00 Brasil IGP-M (Fevereiro)
09h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
10h30 EUA PIB (4T23)
18h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)
20h50 Japão Produção Industrial (Janeiro)
20h50 Japão Vendas no Varejo (Janeiro)
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.