BusinessTimes

Vale Indonesia e Huayou assinam acordo para construir projeto de níquel Pomalaa

28 abr 2022, 9:01 - atualizado em 28 abr 2022, 9:01
A Vale já vinha trabalhando com a Sumitomo Metal Mining Co (SMM) em um estudo de viabilidade para o projeto Pomalaa desde 2012 (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

A PT Vale Indonesia, braço da mineradora Vale (VALE3) no país asiático, disse nesta quinta-feira que assinou um acordo com a chinesa Zhejiang Huayou Cobalt para construir uma planta na ilha de Sulawesi para a produção de minerais de níquel usados ​​em baterias de veículos elétricos.

As duas empresas concordaram em desenvolver uma instalação conhecida por um processo chamado lixiviação ácida de alta pressão (HPAL), que teria uma capacidade potencial de produção de precipitado de hidróxido misto de 120.000 toneladas de teor de níquel por ano, disse a Vale em comunicado.

Sob o acordo, a Huayou desenvolverá o projeto Pomalaa no sudeste de Sulawesi, e a Vale terá direitos de adquirir até 30% de participação no empreendimento, disse a Vale, acrescentando que forneceria minério de níquel para o projeto.

A Vale já vinha trabalhando com a Sumitomo Metal Mining Co (SMM) em um estudo de viabilidade para o projeto Pomalaa desde 2012.

A SMM disse na segunda-feira que decidiu descontinuar o estudo devido a um desentendimento com a Vale Indonesia.

“A Huayou provou seu histórico na construção e operações de HPAL na Indonésia”, disse o presidente-executivo da Vale, Febriany Eddy, no comunicado.

A Huayou iniciou a produção experimental para sua planta HPAL em outras partes de Sulawesi no final do ano passado.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br