Justiça

Vale deposita R$ 4,4 bi em juízo para transferência de renda por desastre de Brumadinho

03 nov 2021, 16:45 - atualizado em 03 nov 2021, 16:45
Vale
Durante quase três anos, cerca de cem mil pessoas contaram com o benefício, que ultrapassou 2,3 bilhões de reais, acrescentou a mineradora (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira que concluiu o depósito em juízo do montante de 4,4 bilhões de reais previsto para o Programa de Transferência de Renda aos atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Os recursos, corrigidos pelo IPCA até agosto de 2021 e deduzidos os custos operacionais e pagamentos emergenciais realizados entre junho e outubro de 2021, foram depositados em duas vezes, sendo 2 bilhões em 18 de outubro e o restante em 28 do mês passado.

Os depósitos foram realizados porque, desde 1º de novembro, passaram a valer os termos do novo programa, assinado entre a empresa, o governo de Minas Gerais e as instituições de Justiça, em fevereiro deste ano. O acordo envolveu 37,69 bilhões de reais para reparação de danos coletivos.

A Vale disse que tem prestado apoio e assistência às famílias impactadas pela ruptura da barragem desde o primeiro momento, em 2019.

Durante quase três anos, cerca de cem mil pessoas contaram com o benefício, que ultrapassou 2,3 bilhões de reais, acrescentou a mineradora.