Comprar ou vender?

Vale: A reação dos investidores em NY aos números da prévia

18 out 2023, 9:41 - atualizado em 18 out 2023, 11:46
Vale
Vale terminou o terceiro trimestre de 2023 com uma produção de 86,2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro. (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

O mercado apontava nesta quarta-feira (18) para uma reação praticamente neutra aos números da prévia da Vale (VALE3) divulgados na véspera.

Em Nova York, as ADRs da empresa (VALE) caíam 0,9% na pré-abertura, depois de o contrato janeiro do minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian da China encerrar as negociações diurnas em queda de 0,4%.

Em relatório, analistas da XP Investimentos destacaram que vendas abaixo do esperado da Vale foram compensados por uma melhor qualidade do minério de ferro e preços realizados.

Eles chamaram a atenção para a produção de minério de ferro, que recuou 4% na base anual, dada a menor produção de ROM do complexo de Paraopeba e menor produção da Serra Norte.

Outro linha que sublinhada pela corretora foi a de preços realizados de US$ 105/t, avanço de 7% no trimestre, com um gap menor vs. preços referência de 62% Fe no 3T23 apoiado por um melhor teor de minério de ferro.

O guidance de produção de cobre da Vale foi revisado para baixo, para 315-325 kt (de 335-370 kt), algo visto como negativo pelos analistas da Genial Investimentos. “Temos uma percepção geral neutra dos dados divulgados pela companhia”, ponderaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os números da Vale

A Vale terminou o terceiro trimestre de 2023 com uma produção de 86,2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro,

Com os dados do terceiro trimestre, a Vale acumula 231,7 milhões de toneladas de minério de ferro em 2023.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.