Vale: A reação dos investidores em NY aos números da prévia
O mercado apontava nesta quarta-feira (18) para uma reação praticamente neutra aos números da prévia da Vale (VALE3) divulgados na véspera.
Em Nova York, as ADRs da empresa (VALE) caíam 0,9% na pré-abertura, depois de o contrato janeiro do minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian da China encerrar as negociações diurnas em queda de 0,4%.
Em relatório, analistas da XP Investimentos destacaram que vendas abaixo do esperado da Vale foram compensados por uma melhor qualidade do minério de ferro e preços realizados.
Eles chamaram a atenção para a produção de minério de ferro, que recuou 4% na base anual, dada a menor produção de ROM do complexo de Paraopeba e menor produção da Serra Norte.
Outro linha que sublinhada pela corretora foi a de preços realizados de US$ 105/t, avanço de 7% no trimestre, com um gap menor vs. preços referência de 62% Fe no 3T23 apoiado por um melhor teor de minério de ferro.
- Aumento da tensão na guerra preocupa mercados: Veja os melhores ativos para proteger sua carteira dos impactos geopolíticos no Giro do Mercado, é só clicar aqui:
O guidance de produção de cobre da Vale foi revisado para baixo, para 315-325 kt (de 335-370 kt), algo visto como negativo pelos analistas da Genial Investimentos. “Temos uma percepção geral neutra dos dados divulgados pela companhia”, ponderaram.
Os números da Vale
A Vale terminou o terceiro trimestre de 2023 com uma produção de 86,2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro,
Com os dados do terceiro trimestre, a Vale acumula 231,7 milhões de toneladas de minério de ferro em 2023.