Vai viajar para fora? Airbnb pode ficar mais caro; entenda taxa na conversão de moedas
O Airbnb tem planos de cobrar uma taxa de 2% no pagamento feito em moeda diferente da informada no imóvel anunciado, segundo informações da Bloomberg. A mudança está prevista para 1º de abril deste ano.
Conforme divulgado pelo periódico, a decisão é parte da estratégia da companhia de expansão internacional ao mesmo tempo que impulsiona as receitas. Com isso, a taxa de serviço ao hóspede pode subir, chegando até 16,5% do subtotal, sem contar os impostos.
Vale lembrar que os proprietários podem cobrar também taxa de limpeza, somando-se aos demais custos da hospedagem.
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM FEVEREIRO: Confira o FII preferido para investir neste mês, segundo o analista Caio Araujo. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado:
“De tempos em tempos, ajustamos nossas taxas para melhor alinhá-las ao valor que oferecemos”, disse a empresa por e-mail, conforme divulgou a Bloomberg.
Por outro lado, compras no exterior com cartão de crédito ficam mais baratas
Para quem está planejando viagem ao exterior, há outro ponto relevante relacionado às taxas, mas dessa vez nas compras com cartão de crédito.
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de câmbio passou por mudanças nesse início de ano. A taxa caiu de 5,38% para 4,38% e deve continuar em queda ao longo dos próximos anos.
Segundo um compromisso do Brasil firmado com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o plano é acabar de vez com o IOF. A taxa cairá 1 ponto percentual por ano até 2028, quando será extinta.
Vale lembrar que, no ano passado, a alíquota caiu de 6,38% para 5,38%.