Trabalho

Vai trabalhar no Natal? Veja o plano do governo que ameaça os plantões aos domingos e feriados

24 dez 2023, 12:00 - atualizado em 22 dez 2023, 16:21
Natal
O feriado do Natal é apenas dia 25, sendo o dia 24 ponto facultativo (Imagem: Pixabay/ @Alexas_Fotos)

Os funcionários que trabalharem no dia Natal, 25 de dezembro deverão receber a hora com adicional de 100%, de acordo com Paula Collesi, sócia do Ovidio Collesi Advogados.

“Em primeiro lugar, é importante esclarecermos que o feriado do Natal é apenas dia 25, sendo o dia 24 ponto facultativo: o empregador pode dispensar ou não, abonando a falta ou computando em banco de horas, se a empresa adotar o sistema”.

Collesi explica que os serviços essenciais são estipulamos por cada Município e ou o Estado, a depender da prestação.

Além disso, também é possível que haja a compensação do dia trabalho com outro ao longo da semana, sem ter a necessidade de pagamento da hora extra, regra que também deverá ser analisada junto a Convenção Coletiva da categoria.

  • O que esperar do dólar em 2024? Confira como a inflação dos Estados Unidos pode ditar o cenário da moeda no próximo ano e onde investir para aproveitar as perspectivas, segundo o analista Enzo Pacheco. É só clicar aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Natal: Trabalhos aos domingos e feriados

A princípio, a portaria MTE, de nº 3.665 revogava a permissão de trabalho aos domingos e feriados entre as atividades do comércio, em geral, e principalmente nas farmacêuticas.

Segundo Collesi, a portaria “foi feita de uma maneira rápida, sem pensar e na véspera de um feriado, com algumas decisões judiciais já derrubando a medida em setores específicos e empresas que ingressaram no judiciário”.

A especialista disse ainda que a portaria foi publicada as pressas e trouxe diversas dúvidas. A movimentação não foi positiva, sendo grande o suficiente para que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ter voltar atrás.

No dia 24 de novembro, o ministro comunicou que, agora, é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho.

 

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.