Redes Sociais

Vai ter dancinha? ByteDance, dona do TikTok, lucra US$ 40 bi em 2023; entenda

10 abr 2024, 16:44 - atualizado em 10 abr 2024, 16:44
tiktok bytedance resultados empresas chinesas lucro
Pancadão: Tiktok, conhecido pelos vídeos curtos de dancinha, apanha do Congresso americano (Imagem: Facebook/ByteDance)

A ByteDance, empresa dona da plataforma Tiktok, viu seu lucro disparar cerca de 60% em 2023. De acordo com relatório publicado pela Bloomberg News, o resultado ultrapassou o seu recorde anterior, registrado em 2022, e chegou a US$ 40 bilhões.

Dessa forma, a ByteDance superou os ganhos de Tencent e Alibaba, outras grandes empresas chinesas, segundo a Bloomberg.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui. 

Estes resultados marcam a primeira vez que a ByteDance ultrapassa a concorrência da Tencent, tanto em receita quanto em lucro. Com isso, a dona do Tiktok aproveitou a popularidade de sua plataforma de vídeos curtos para aumentar sua presença no mercado de comércio eletrônico internacional.

Isso não significa que a empresa vá bem em todos os países. Nos Estados Unidos, o Tiktok enfrenta uma crise, após a Câmara dos Deputados aprovar uma lei que proíbe a plataforma de operar no país, caso a ByteDance não venda o aplicativo para um controlador americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tiktok rebola para continuar nos Estados Unidos

Com o apoio de democratas e republicanos, o projeto de lei para a proibição do Tiktok foi aprovado por 365 votos a 65. Para entrar em vigor, a proposta precisa passar pelo Senado e também depende da sanção do presidente Joe Biden.

A ideia vem desde o governo de Donald Trump e não afeta apenas o Tiktok, mas sim todos os “aplicativos controlados por adversários estrangeiros”. Em suma, o ex-presidente dos Estados Unidos dizia que a ByteDance representava um risco para a segurança nacional, visto que a China poderia se aproveitar para obter dados de usuários americanos.

“Esperamos que eles percebam o impacto na economia, em 7 milhões de pequenas empresas e nos 170 milhões de americanos que usam nosso serviço”, disse um porta-voz do TikTok após divulgar o resultado de 2023.

Caso a lei seja aprovada pelo Senado e sancionada por Biden, a ByteDance deverá encontrar um comprador em até seis meses. Caso contrário, as big techs Apple e Google terão que remover o Tiktok da App Store e Play Store, suas lojas de aplicativo.

Segundo o jornal The New York Times, a Justiça americana pode punir as empresas que desobedecerem as novas regras contra a plataforma chinesa.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.