Vai bater Uber e 99? Aplicativo de transporte de São Paulo anuncia novidades para a plataforma; confira
O MobizapSP, serviço de corridas por aplicativo da Prefeitura de São Paulo, anunciou a implementação de mudanças para solucionar problemas da plataforma.
O serviço estreou em 23 de março, com a proposta de criar concorrência para as empresas privadas, como Uber e 99.
Conforme a empresa, o MobizapSP é um aplicativo de mobilidade urbana que visa “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo”, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
No entanto, a estreia do serviço não impressionou. Foram identificados preços acima dos seus principais concorrentes.
Entre os novos recursos anunciados nesta terça-feira (9), está a implementação de alertas sonoros que avisam que o carro chegou ao local de embarque e visualização prévia do tempo de trajeto para os motoristas.
Mudanças no MobizapSP
Para os passageiros, o aplicativo anunciou uma interface de navegação que permite colocar o ponto de embarque e visualizar, em tempo real, a distância do motorista. Ainda, para melhorar a comunicação, há uma melhor distinção no mapa entre os carros premium, agora sinalizados em azul, e econômico, indicados em branco.
Já para os motoristas parceiros, também foram implantados alertas sonoros e notificações que avisam quando há uma nova solicitação de corrida. Além disso, foi anunciado novo recurso de sobreposição do aplicativo, que permitirá aceitar corridas mesmo navegando em outra página.
Segundo o MobizapSP, atualizações são disponibilizadas semanalmente, sendo assim, destacam a importância de atualizar constantemente o aplicativo.
“Para os próximos dias, algumas novidades deverão estar disponíveis, como mapa de calor, que indicará aos motoristas onde há o maior número de corridas nos últimos minutos, e direcionamento de rota infinita, uma forma dos parceiros escolherem para onde desejam ir enquanto fazem uma corrida”, disse a empresa em comunicado.
Como funciona o aplicativo
Conforme divulgado pela Prefeitura de São Paulo, o desenvolvimento do MobizapSP foi realizado por meio de licitação pública, na qual o Consócio 3C ganhou o contrato, por oferecer o menor percentual sobre o valor das corridas.
O aplicativo cobra uma taxa fica de 10,95% sobre o valor da corrida, de maneira que o valor restante seja destinado ao condutor. Diferente de seus concorrentes principais, Uber e 99, não há tarifa dinâmica em horários de pico, que comumente elevam os preços.
Os aplicativos para motorista e passageiros já estão disponíveis para sistemas Android ou iOS.
Para os passageiros, é preciso baixar o aplicativo e preencher as informações solicitadas, como nome, número de telefone e e-mail. Já no caso de motoristas, há ainda validação das informações.
“Os motoristas terão uma maior remuneração, pois a taxa de administração é de 10,95% (fixa), valor menor se comparado com outras plataformas que já existem no mercado”, conforme anunciado pela Prefeitura.