Vacinas

Vacinas contra Covid vencidas foram aplicadas em 26 mil pessoas no Brasil, diz Folha

02 jul 2021, 14:57 - atualizado em 02 jul 2021, 14:58
Vacinas
A cidade campeã de vacinas vencidas foi Maringá (PR), com a vacinação de 3.536 pessoas (Imagem: Pixabay/lovini)

Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina contra Covid-19 do laboratório AstraZeneca foram aplicadas no Brasil, segundo reportagem publicada no site do jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira.

Segundo a Folha, as vacinas vencidas seriam provenientes de lotes importados da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou adquiridos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Procurados pela Reuters, o ministério, a Fiocruz e a Opas não responderam de imediato a pedidos de comentário

Conforme a reportagem, que compilou dados até 19 de junho, os imunizantes que tiveram prazo de validade expirado foram utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

A cidade campeã de vacinas vencidas foi Maringá (PR), com a vacinação de 3.536 pessoas, seguida por Belém (PA), com 2.673; São Paulo, 996; Nilópolis (RJ), 852; e Salvador (BA), com 842.

A reportagem cita que as demais cidades tiveram menos de 700 pessoas vacinadas com imunizante vencido, ressaltando que a maioria não passou de 10 doses cada.

Segundo a Folha, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos Estados e municípios com prazo de validade vencido, embora não seja possível saber se elas foram aplicadas.

No momento, a vacina da AstraZeneca é a mais usada contra Covid no país, respondendo por 57% de toda a imunização.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente, uma vez que considera-se que a pessoa não foi vacinada, segundo a Folha.