Vacinas

Vacinas chinesas são eficazes contra variante Delta do coronavírus?

29 jun 2021, 9:47 - atualizado em 29 jun 2021, 9:47
Coronavac
A falta de dados detalhados sobre as vacinas chinesas contra a Delta prejudica qualquer análise de especialistas estrangeiros da comunidade científica (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

Muitos países, da própria China à Indonésia e o Brasil, dependem de vacinas chinesas para inocular suas populações contra a Covid-19, mas se questiona cada vez mais se elas proporcionam proteção suficiente contra a variante Delta, identificada primeiramente na Índia.

A China não fornece resultados sobre a eficácia da vacina contra a variante com base em dados de testes clínicos de larga escala ou uso no mundo real, nem ofereceu informações detalhadas de testes de laboratório, mas especialistas chineses estão pedindo às pessoas para se vacinarem o mais cedo possível.

A falta de dados detalhados sobre as vacinas chinesas contra a Delta prejudica qualquer análise de especialistas estrangeiros da comunidade científica.

Pesquisadores descobriram que as vacinas chinesas são algo eficazes na redução do risco de casos sintomáticos e graves causados pela Delta, disse Zhong Nanshan, epidemiologista que ajudou a delinear a reação da China à Covid-19, a jornalistas.

A declaração se baseia em análises de infecções na cidade de Guangzhou, e Zhong disse à Reuters que os resultados são preliminares e que a amostragem é pequena.

Liu Peicheng, porta-voz da Sinovac, fabricante da vacina CoronaVac, amplamente usada no Brasil, disse à Reuters que resultados preliminares baseados em amostras de sangue de pessoas inoculadas mostraram uma redução de três vezes na neutralização do efeito contra a Delta.

Ele disse que uma vacina de reforço na esteira do regime de duas doses poderia provocar uma reação de anticorpos mais forte e mais duradoura contra a Delta rapidamente, mas não apresentou dados detalhados.

Os anticorpos desencadeados por duas vacinas chinesas são menos eficazes contra a Delta na comparação com outras variantes, disse Feng Zijian, ex-vice-diretor do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, à mídia estatal na semana passada.

Feng não deu detalhes, nem mesmo o nome das duas vacinas.

As vacinas podem proteger mesmo assim, já que nenhum dos vacinados de Guangdong, província do sul onde os primeiros caso chineses de variante Delta foram encontrados, desenvolveram sintomas graves. Todos os casos graves são de pessoas não vacinadas.

Jin Dong-Yan, virologista da Universidade de Hong Kong, disse que só os comentários de Feng não bastam para embasar a afirmação de que as vacinas da China são eficazes contra casos graves, já que mais dados são necessários.

A Indonésia, que testemunhou recentemente alta recorde nos novos casos diários devido à Delta, teve centenas de profissionais de saúde infectados pela Covid-19, apesar de terem sido vacinados com a CoronaVac, disseram autoridades. Não ficou claro, entretanto, se as infecções foram da variante Delta.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar