BusinessTimes

Vacinação da Covid-19 em farmácias elevaria ações do setor para outro patamar

17 dez 2020, 11:05 - atualizado em 17 dez 2020, 11:05
Vacinas
O Brasil teria à sua disposição um arsenal com mais de 4,5 mil lojas e quase 7 mil farmacêuticos para a vacinação em todo o território nacional, sem custo à população (Imagem: Craig F. Walker/Pool via Reuters)

A XP Investimentos já calcula os ganhos para as ações farmacêuticas, caso ocorra a aprovação do projeto que prevê a vacinação contra  a Covid-19 nas farmácias, o que já garantiria uma infraestrutura maior a custo zero ao Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que empresas do ramo teriam impacto positivo.

A Abrafarma, associação que representa as 26 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, entregou um projeto tanto ao governo federal quanto às autoridades estaduais para aplicação de vacinas contra o novo coronavírus nas farmácias de seus associados.

Logo, o Brasil teria à sua disposição um arsenal com mais de 4,5 mil lojas e quase 7 mil farmacêuticos para realização do serviço em todo território nacional, sem custo à população.

Dessa forma, o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, estima uma capacidade de atendimento de mais de 365 mil pessoas por dia ou 2,2 milhões por semana.

Uma vez que o projeto se torne realidade, seria uma excelente oportunidade para o setor farmacêutico, segundo a corretora.

“A vacinação não só reforçaria a visão da farmácia como um centro de serviços associados à saúde , como também traria um fluxo adicional para a loja, o qual poderia gerar vendas incrementais”, defende o trio de análise formado por Danniela Eiger, Marco Nardini e Thiago Suedt.

No radar de ações mais bem posicionadas para ganhar com tal cenário, os três analistas são unânimes ao escalarem Raia Drogasil (RADL3) e Pague Menos (PGMN3).

Confira na tabela abaixo os detalhes de recomendação da XP:

Empresas Ticker Recomendação Preço-alvo (R$)
Pague Menos PGMN3 Compra 13
Raia Drogasil RADL3 Neutra 27