CryptoTimes

Usuários do Polymarket apostam que rede Ethereum 2.0 não será lançada na data prevista

19 nov 2020, 9:50 - atualizado em 19 nov 2020, 9:50
A tão esperada Ethereum 2.0, que promete melhorar a velocidade e a segurança da atual rede Ethereum, pode não ser lançada na data prevista segundo apostadores do mercado (Imagem: Crypto Times)

A rede Ethereum está migrando para uma transição multietapas, de um sistema proof-of-work (PoW), baseado em mineração de criptomoedas, para um modelo proof-of-stake (PoS), com desenvolvimentos da atualização Ethereum 2.0 (ou ETH 2.0).

Embora a transição completa acontecerá em diversas etapas, a Fase Zero da Ethereum 2.0 está prevista para lançamento em 1º de dezembro. A Fase Zero envolve o gênese do “beacon chain”, que atuará como uma espinha dorsal da nascente rede blockchain.

Será que a previsão de 1º de dezembro se concretizará? Participantes do mercado de previsão cripto Polymarket acham que não.

Para que a Fase Zero vá ao ar, pelo menos 524.288 ETH (equivalentes a US$ 247 milhões) precisam ser depositados nos contratos de staking da ETH 2.0 até 24 de novembro (sete dias antes da data-limite).

Porém, até agora, apenas 105.152 ETH, ou seja, cerca de 20% da quantia desejada. Talvez seja por esse motivo que apostadores da Polymarket não acreditam que o bloco gênese da ETH 2.0 será lançado no dia 1º de dezembro.

Mais especificamente, 69% dos apostadores do Polymarket não acham que a Fase Zero será lançada no início do mês que vem; 31% acham que sim. O interessante é que, há apenas duas semanas, as apostas estavam invertidas.

Neste momento, 31% acham que sim; 69% acham que não (Imagem: Polymarket)

No dia 6 de novembro, 75% dos apostadores do Polymarket sugeriram que o gênese aconteceria na data prevista; 25% sugeriram que não. O que mudou? A data-limite está se aproximando e, provavelmente, os depósitos não estão aumentando conforme o esperado.

Detentores do ETH poderiam impulsionar a quantia em staking quando a Ethereum migrar para um sistema proof-of-stake ou quando a rede principal da Ethereum se transformar em repartições (“shards”), algo previsto para 2021.

É possível que grandes detentores de ETH possam estar esperando para apoiar a ETH 2.0 quando a data-limite estiver mais próxima. Vitalik Buterin, criador da Ethereum, por exemplo, contribuiu 3,2 mil ETH (ou US$ 1,5 milhão) até agora.

Além de apostadores do Polymarket, alguns outros membros da comunidade Ethereum parecem céticos com a data prevista para o lançamento da Fase Zero.

Eric Conner, por exemplo, sugeriu uma abordagem de duas etapas. Segundo ele, a data de lançamento do gênese deveria ser estendida para 15 de dezembro e o nível mínimo do contrato de depósito de 524.288 ETH deveria ser removido.