Usuários do Facebook podem receber indenização por vazamento de dados; veja como pedir
O Facebook passa pela condenação de pagamento de R$ 20 milhões em danos morais, após o vazamento de dados de usuário da rede social, do Messenger e do WhatsApp. A decisão é da 29ª Vara Cível de Belo Horizonte.
A empresa deve indenizar em R$ 5 mil por danos morais individuais a cada usuário que processar e comprovar que usava a rede nos anos de 2018 e 2019, em que foram registrados os vazamentos.
Como o Facebook não divulgou uma lista oficial de usuários que tiveram seus dados vazados, todos aqueles que comprovarem utilizar a rede nos anos citados podem ser indenizados. No entanto, a Meta, empresa dona da rede social, ainda pode recorrer à ação.
- AS 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM AGOSTO E SURFAR NO RALI DO IBOVESPA: João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, indica as melhores oportunidades para ganhar dinheiro neste mês no Giro do Mercado, clique aqui e assista! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Relembre os vazamentos do Facebook
Em 2018, hackers conseguiram burlar a segurança da rede social e acessaram dados como nome, telefone e e-mail de mais de 15 milhões de usuários.
Já em maio de 2019, houve um novo vazamento, com a exposição de senhas de mais de 22 mil contas. Nesta ação, também foi citada a vulnerabilidade do aplicativo WhatsApp, em maio de 2019, que permitiu que hackers instalassem programas para ter acesso aos dados dos celulares.
Por fim, em dezembro de 2019, foram vazadas fotos de usuários, além de imagens carregadas, mas não publicadas na rede social. O número de vítimas ultrapassa 6 milhões de internautas.