Uso ilegal do bitcoin dispara em trimestres recentes
Novos dados publicados pela analista em blockchain Bitfury Crystal demonstra um aumento significativo no uso de mixers de transação em bitcoin entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre deste ano.
Serviços de mixers são ferramentas que misturam valores falsos e reais para o roubo de criptomoedas sem que a origem do remetente e do destinatário seja descoberta.
Em dólares, o número representa um aumento de 294%. O relatório também destaca o crescimento anual.
“A quantidade de bitcoins enviados a mixers por entidades da dark web aumentou significativamente este ano — de 790 BTC no primeiro trimestre de 2019 para 7.946 BTC no primeiro trimestre de 2020. O mesmo crescimento também foi observado em dólares — um aumento de US$ 3 milhões no primeiro trimestre de 2019 para US$ 67 milhões no primeiro trimestre de 2020. Isso indica uma rápida adesão de serviços de mixing por entidades da dark web”, segundo o relatório.
Os dados foram obtidos pelo rastreamento “tanto de transações diretas como indiretas de bitcoin entre grupos pertencentes a entidades ilegais, bem como entidades fora da dark web ou não identificadas”.
“Com essa análise, parece que corretoras com requisitos de verificação estão se tornando menos populares como uma forma de obter bitcoin de entidades da dark web, enquanto mixers estão se tornando mais populares para a obtenção por entidades da dark web”, afirmam os autores do relatório.
Fabrício Alexandre: qual é a relação
entre o bitcoin e a deep web?