Uso de aplicativos de supermercado sobe 15% em um ano, revela Ibope
A nova pesquisa do Ibope Conecta, divulgada nesta segunda-feira (24), revelou que 26% dos internautas têm ao menos um aplicativo de desconto instalado no smartphone, com destaque para os de supermercado.
De 2018 para 2019, o uso de aplicativos do segmento aumentou 15 pontos percentuais. Atualmente, 71% dos usuários contam com o recurso contra 56% do ano passado.
Do total de pessoas com aplicativo de supermercado, a maioria (51%) afirmou ter conhecido a ferramenta pela própria loja, enquanto 13% baixaram por conta própria. Os que conheceram por meio de propagandas em sites e redes sociais formam 16%.
A satisfação dos clientes caiu de 2018 para 2019, ficando atualmente nos 41%. 42% acreditam que os aplicativos podem melhorar e fornecer mais benefícios e ofertas exclusivas.
Atributos
A facilidade de navegação é um dos pontos mais importantes para os usuários, com 54% das menções. Ter programa de fidelidade e não ocupar muita memória no celular apareceram, cada um, em 19% das respostas.
90% dos usuários que possuem o aplicativo de supermercado já fizeram a compra de um produto após receber a oferta pelo smartphone. 63% já compraram mais de uma vez.
O aplicativo também é um importante recurso que permite ao consumidor se programar. 77% verificam as ofertas antes de sair de casa para terem uma ideia do que querem adquirir.
Sobre os motivos que fazem o internauta apagar o aplicativo, a falta de ofertas e a baixa quantidade de benefícios aparecem em 52% das respostas. Não funcionar bem é motivo para metade dos entrevistados, enquanto ocupar muita memória é um problema para 32%.
Metodologia
A pesquisa online ouviu 2 mil internautas com 16 anos ou mais entre 9 e 12 de abril de 2019.