AgroTimes

Usinas de açúcar da Índia correm para fechar exportações diante de alta no preço

17 mar 2021, 12:58 - atualizado em 17 mar 2021, 12:58
“Cerca de 4,3 milhões de toneladas em contratos de exportação já foram assinados”, disse a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (Isma) em comunicado (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

Usinas de açúcar da Índia fecharam contratos para exportação de 4,3 milhões de toneladas até agora na safra 2020/21, que termina em 30 de setembro, disse uma associação do setor nesta quarta-feira, em meio a um rali nos preços globais do adoçante para máxima de quatro anos e um subsídio que torna as vendas externas mais lucrativas.

Exportações maiores no segundo principal produtor de açúcar do mundo poderiam limitar os ganhos nos preços globais, que têm sido sustentados pela menor produção da Tailândia, segundo maior exportador global.

As exportações devem ajudar a Índia a reduzir estoques enquanto apoiam os preços domésticos do adoçante, o que é visto como crucial para permitir que milhões de produtores de cana recebam os preços definidos pelo governo.

“Cerca de 4,3 milhões de toneladas em contratos de exportação já foram assinados”, disse a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (Isma) em comunicado.

“Esse é um grande feito, especialmente porque esses contratos foram assinados em apenas dois meses e meio, uma vez que as cotas de exportação foram alocadas pelo governo em 31 de dezembro de 2020”, acrescentou.

Do total desses contratos, já foram embarcados o equivalente a 2,2 milhões de toneladas de açúcar, segundo a Isma.

O país aprovou um subsídio de 5.833 rúpias (80,38 dólares) por tonelada para até 6 milhões de toneladas em exportações neste ano.

A índia tem vendido seu açúcar principalmente para Indonésia, Dubai, Sri Lanka e países africanos, disse um comerciante de uma empresa global de trading.

Do total desses contratos, já foram embarcados o equivalente a 2,2 milhões de toneladas de açúcar, segundo a Isma (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

“Uma escassez de contêineres e maiores custos de frete estão limitando as exportações indianas”, afirmou essa pessoa.

As usinas indianas produziram 25,87 milhões de toneladas de açúcar no atual ano-safra, quase 20% a mais frente à temporada anterior, segundo a Isma.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar