AgroTimes

Usinas aumentam promoção do hidratado, mesmo com queda maior que da gasolina na bomba

12 dez 2021, 9:12 - atualizado em 12 dez 2021, 9:12
Açúcar Etanol Commodities
Sobra de etanol passou a ser o destaque depois que a quebra da safra de cana acendeu a atenção com o fornecimento (Imagem: Reuters/Marcelo Teixeira)

Mesmo sem corte nos preços da Petrobras (PETR4) nas refinarias, desde o último reajuste de outubro, a gasolina obteve novo recuo nas bombas na semana, de 0,50%. O etanol hidratado também – e maior, de 1,85% – no mesmo intervalo.

Mesmo assim, o biocombustível se mantém sem competitividade frente ao concorrente, seguindo o levantamento de preços nos postos da ANP. A paridade é de 77% no Brasil, sendo que em São Paulo a média e de 74%, se se considerar que a base é de 70% pelo menor poder calórico.

O resultado, na cadeia, foi mais uma semana de promoção nas indústrias, em menos 4,02%, seguindo o padrão de redução desde novembro.

De acordo com o Cepea, o litro ficou, de segunda a sexta, em R$ 3,3202, livre de frete.

As usinas e destilarias exclusivas de etanol ficaram bastante folgadas em estoques, descartando as preocupações que existiam antes com a oferta durante a entressafra mais longa (praticamente 5 meses), desde quando a safra caminhava para seu finalmente antecipado até fim de novembro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar