BusinessTimes

Usiminas (USIM5) está barata em qualquer cenário, diz Bradesco BBI

17 jul 2022, 12:00 - atualizado em 15 jul 2022, 11:24
Usiminas Gerdau CSN
De acordo com a dupla, o foco da Usiminas permanece na preparação e execução da reforma alto-forno 3 (Imagem: REUTERS/Alexandre Mota)

O papel da Usiminas (USIM5) está barato mesmo se o preço do aço cair para US$ 450-500 por tonelada, um cenário considerado excessivamente pessimista pelo Bradesco BBI.

Segundo os analistas Thiago Lofiego e Renato Chanes, embora o cenário de demanda doméstica e das tendências internacionais dos preços do aço tenham se tornando mais obscuras no curto prazo, as ações da Usiminas já refletem esses níveis de aço.

“Já projetamos uma queda de 20% nos preços do aço em 2023 e, ainda assim, a ação ainda é negociada a um atrativo múltiplo EV/EBITDA (valor da empresa sobre resultado operacional) de 1,6x para 2023”, completa.

A recomendação é de compra.

Encontro com CFO da Usiminas

Os analistas se encontraram com o CFO Thiago Rodrigues e saíram animados com a empresa.

De acordo com a dupla, o foco da Usiminas permanece na preparação e execução da reforma alto-forno 3, que será um empreendimento gigantesco (mais 8 mil pessoas no local), com um investimento de R$ 2,1 bilhões.

“Do lado positivo, os preços das chapas de aço caíram substancialmente (atualmente próximo do custo marginal), antecipando a necessidade da Usiminas de construir estoques para a reforma (do final do 3º/4º trimestre)”, colocam.

Sobre dividendos, Lofiego e Chanes dizem que a empresa não está pensando em mudar sua política de dividendos no momento (atualmente 25% do lucro líquido).

“No entanto, a administração está trabalhando para melhorar a transparência de sua estratégia de alocação de capital e espera poder fornecer mais clareza ao mercado (incluindo possíveis metas de alavancagem) após a reformulação do alto-forno 3”, completam.

Em relação à situação macroeconômica, o nível de incerteza permanece alto para a administração da empresa.

“A reunião concentrou-se principalmente em estratégias internas, embora tenha sido mencionado que o alto nível de incerteza macroeconômica está afetando o mercado siderúrgico”, dizem.

Um destaque positivo em termos de demanda interna é o setor agropecuário, segundo os analistas, enquanto o mercado automotivo continua enfrentando desafios relevantes.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.