Usiminas (USIM5) está barata em qualquer cenário, diz Bradesco BBI
O papel da Usiminas (USIM5) está barato mesmo se o preço do aço cair para US$ 450-500 por tonelada, um cenário considerado excessivamente pessimista pelo Bradesco BBI.
Segundo os analistas Thiago Lofiego e Renato Chanes, embora o cenário de demanda doméstica e das tendências internacionais dos preços do aço tenham se tornando mais obscuras no curto prazo, as ações da Usiminas já refletem esses níveis de aço.
“Já projetamos uma queda de 20% nos preços do aço em 2023 e, ainda assim, a ação ainda é negociada a um atrativo múltiplo EV/EBITDA (valor da empresa sobre resultado operacional) de 1,6x para 2023”, completa.
A recomendação é de compra.
Encontro com CFO da Usiminas
Os analistas se encontraram com o CFO Thiago Rodrigues e saíram animados com a empresa.
De acordo com a dupla, o foco da Usiminas permanece na preparação e execução da reforma alto-forno 3, que será um empreendimento gigantesco (mais 8 mil pessoas no local), com um investimento de R$ 2,1 bilhões.
“Do lado positivo, os preços das chapas de aço caíram substancialmente (atualmente próximo do custo marginal), antecipando a necessidade da Usiminas de construir estoques para a reforma (do final do 3º/4º trimestre)”, colocam.
Sobre dividendos, Lofiego e Chanes dizem que a empresa não está pensando em mudar sua política de dividendos no momento (atualmente 25% do lucro líquido).
“No entanto, a administração está trabalhando para melhorar a transparência de sua estratégia de alocação de capital e espera poder fornecer mais clareza ao mercado (incluindo possíveis metas de alavancagem) após a reformulação do alto-forno 3”, completam.
Em relação à situação macroeconômica, o nível de incerteza permanece alto para a administração da empresa.
“A reunião concentrou-se principalmente em estratégias internas, embora tenha sido mencionado que o alto nível de incerteza macroeconômica está afetando o mercado siderúrgico”, dizem.
Um destaque positivo em termos de demanda interna é o setor agropecuário, segundo os analistas, enquanto o mercado automotivo continua enfrentando desafios relevantes.
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