BusinessTimes

Usiminas (USIM5) retoma operação do Alto-Forno nº 2 da Usina de Ipatinga

29 jul 2022, 8:53 - atualizado em 29 jul 2022, 8:53
Usiminas
Usiminas gastou R$ 35 milhões para reparar o AF2 da Usina de Ipatinga (Imagem: REUTERS/Alexandre Mota)

A Usiminas (USIM5) anunciou, nesta sexta-feira (29), que o conselho de administração da companhia aprovou o retorno da operação do Alto-Forno nº 2 da Usina de Ipatinga (AF2), previsto para ocorrer até o final de outubro de 2022.

Segundo a siderúrgica, o Capex (investimentos em bens de capitais) total envolvido nos reparos deste Alto-Forno foi mantido em R$ 35 milhões.

A decisão de retomada do AF2 é baseada na programação de produção e estoque de placas da Usiminas, tendo em vista a expectativa de parada do Alto Forno nº 3 prevista para abril de 2023.

A companhia ainda informou que as coquerias (sequência de fornos) da Usina de Ipatinga permanecem apresentando menor disponibilidade de produção. “Esforços e medidas mitigadoras estão em curso no momento”, afirmou.

Essa situação tem gerado a necessidade da Usiminas de adquirir coque em volumes superiores aos usuais, além de um volume adicional de gás natural para suprir o déficit de produção interna de gases, o que deve ser mantido pelo período em que as coquerias apresentarem desempenho operacional abaixo do padrão.

Os impactos dessa situação estão refletidos nas demonstrações financeiras divulgada nesta sexta.

A siderúrgica espera recuperação gradativa do desempenho das coquerias com efeito mais relevante no segundo semestre de 2023. A necessidade de medidas adicionais em relação às coquerias ainda está em avaliação pela companhia.

Veja o comunicado da Usiminas:

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.