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US$ 1,6 bilhão em bitcoin foi adquirido via aplicativo da Square no terceiro trimestre

06 nov 2020, 8:28 - atualizado em 06 nov 2020, 8:28
Square, empresa de pagamentos cofundada por Jack Dorsey, criador do Twitter, continua sua ascensão como uma empresa listada em bolsa e, ao mesmo tempo, favorável ao investimento em bitcoin (Imagem: Twitter/Square)

Square vendeu US$ 1,63 bilhão em bitcoin durante o terceiro trimestre de 2020, segundo seu relatório financeiro mais recente. As vendas do trimestre somam quase 90% de todas as vendas de todos os trimestres anteriores, destacando o crescimento do negócio.

Ignorando o custo de aquisição do bitcoin, Square teve um lucro bruto de US$ 32 milhões em suas vendas de bitcoin, um aumento de mais de 15 vezes em comparação ao ano passado, além de ser mais de 4% do lucro bruto total da empresa.

“A receita em bitcoin e o lucro bruto aproveitaram um aumento no número de bitcoins e no volume por cliente”, afirmou a empresa em seu relatório.

Vendas de bitcoin no Cash App da Square atinge US$ 1,6 bilhões no 3T de 2020; lucro bruto das vendas de bitcoin subiu 90% em relação ao trimestre anterior (Imagem: Relatórios da Square, The Block)

Em outubro, a Square apareceu nas manchetes quando anunciou a aquisição de US$ 50 milhões em bitcoin.

O investimento representou quase 1% do total de ativos da Square no segundo trimestre de 2020.

A tese de investimento em bitcoin da Square

No relatório do terceiro trimestre, Square explicou:

Em outubro de 2020, investimos US$ 50 milhões em bitcoin por acreditarmos que criptomoedas são um instrumento de autonomia econômica e se alinham com o propósito da empresa. Esperamos obter esse investimento a longo prazo. 

As normas de contabilidade para o bitcoin exigem que consideremos quaisquer quedas do preço de mercado abaixo do custo como um encargo por imparidade, sem revisão em alta quando o preço de mercado aumentar até que uma venda seja realizada.

Square — com valoração maior que Goldman Sachs — agora aloca bitcoin em seu balanço (Imagem: The Block)

Segundo Ryan Todd, da equipe do The Block Research, até hoje, as vendas em bitcoin só formam uma parte pequena — porém crescente — da base de lucros brutos da Square.

“Ao longo dos dez primeiros trimestres de venda de bitcoin pelo Cash App, a empresa já vendeu mais de US$ 1 bilhão em bitcoin. Ainda assim, o impacto líquido da venda de bitcoin só contribuiu um total de US$ 34,1 milhões em rendimento líquido até hoje, quando excluímos o custo da aquisição do ativo. No segundo trimestre de 2020, os US$ 17 milhões em rendimento líquido da venda de bitcoin só representaram 2,84% do lucro bruto total da empresa”, explicou Todd.

Interesse em opções alternativas de pagamento
cresceu durante a pandemia

Em relação aos resultados sobre o trimestre mais recente, a empresa agora vendeu mais de US$ 3,4 bilhões em bitcoin desde que lançou o serviço no início de 2018.

Square informou um lucro bruto total de US$ 794 milhões no terceiro trimestre. Cash App, segundo o relatório, gerou um total de US$ 385 milhões em lucros brutos.

“Cash App teve maior engajamento conforme clientes acessaram múltiplos produtos: no terceiro trimestre de 2020, o número médio de clientes ativos que transacionaram no Cash App diariamente quase duplicou em comparação ao terceiro trimestre de 2019”, explicou a empresa.

Conforme o Cash App evoluiu para ser uma plataforma completa para “Gastar, Enviar e Investir” — em que a mais recente oferta agora inclui a negociação gratuita de ações fracionadas —, muitas dessas ofertas de produtos resultaram em níveis de engajamento bem significativos de venda cruzada e, principalmente, em novos usuários de bitcoin.

Em sua Carta aos Investidores de 2020, publicada em março, Square explicou que a reformulação do Cash App para incluir a negociação de ações ajudou a quase duplicar o número de compradores de bitcoin de primeira viagem no Cash App em apenas 30 dias após a reformulação.

Marcos históricos da Square relacionados a bitcoin (Imagem: The Block Research)

Confira, abaixo, o relatório financeiro do terceiro trimestre da Square: