UPS recebe certificação para operar drones nos EUA
A United Parcel Service conseguiu certificação dos Estados Unidos para pilotar drones sob regulamentos semelhantes aos das companhias aéreas, um marco que permite à empresa expandir amplamente as entregas aéreas.
A Administração Federal de Aviação dos EUA concedeu à UPS permissão para usar drones em entregas para hospitais, universidades e campi corporativos com poucas restrições, por exemplo, permitindo voos noturnos e sobre pessoas. Os regulamentos atuais proíbem voos com drones após o anoitecer, sobre pessoas, além da linha de visão do piloto remoto e com peso superior a 25 quilos.
“Acreditamos que agora existem centenas de campi nos Estados Unidos onde poderemos oferecer esta solução”, disse o diretor de transformação da UPS, Scott Price, em entrevista. “Estamos bastante confiantes de que estaremos na vanguarda de testar os vários modelos.”
A decisão da FAA, anunciada na terça-feira, é um grande passo para a entrega de produtos por drones. Os dispositivos prometem reduzir os custos das operadoras diante da expansão do comércio eletrônico, o que aumenta a demanda por entrega em domicílio, mas reduz as margens de lucro porque há menos pacotes por local do que em endereços comerciais.
Amazon
A Amazon.com apresentou um sofisticado design de drone em junho e disse que esperava começar a testá-lo em breve. A varejista on-line não comentou se busca certificações semelhantes da FAA.
As entregas de drones têm enorme potencial, disse Price, embora o executivo não tenha revelado a receita esperada.
“Não faz muito tempo, as pessoas pensavam que vender livros on-line era um negócio de nicho”, disse. “O mundo não deve limitar o que é o futuro, porque acho que há uma enorme oportunidade.”