CryptoTimes

Uniswap adere à tecnologia de segunda camada com integração ao protocolo Optimistic

14 jul 2021, 12:21 - atualizado em 14 jul 2021, 12:21
A integração gera grandes efeitos para mercados como os da Uniswap, que precisam que suas transações sejam executadas diretamente no blockchain Ethereum (Imagem: Uniswap/Blog)

Ontem (13), a equipe da Uniswap afirmou que está se aproximando de levar sua popular corretora descentralizada (DEX, na sigla em inglês) ao Optimistic Ethereum (), protocolo de segunda camada.

Segunda camada (“layer 2” ou L2) é uma estrutura secundária criada acima de um sistema blockchain já existente (de primeira camada, “layer 1” ou L1), cujo objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade — de gestão da demanda —, enfrentadas por grandes redes cripto.

A equipe da Uniswap explicou a iniciativa em uma publicação:

“Durante esse período alfa, OΞ irá fornecer suporte para um processamento inicial de 0,6 transações por segundo.

Já que, atualmente, a terceira versão da Uniswap é um dos poucos protocolos implementados à OΞ, isso deve se traduzir em capacidade transacional em relação à primeira camada.

Diferente da primeira camada, transações na OΞ são confirmadas instantaneamente — chega de swaps pendentes ou entalado!

Os planos de integração com a tecnologia, sendo desenvolvida pela startup Optimism, apoiada financeiramente por a16z, foram anunciados em março, quando a terceira iteração (ou v.3) da Uniswap foi ao ar.

Optimism é uma das startups que trabalha com os chamados “rollups”, que juntam transações em um protocolo secundário com o objetivo de escalar a camada-base e reduzir drasticamente os custos transacionais.

Tal objetivo gera grandes efeitos para mercados como os da Uniswap, que precisam que suas transações sejam executadas diretamente no blockchain Ethereum.

De acordo com dados da ETH Gas Station, atualmente, a Uniswap é a maior consumidora de gás — nome dado às taxas de transação pagas a mineradores da rede Ethereum para que transações sejam processadas e transmitidas ao blockchain — na Ethereum, totalizando 1,5 mil ETH gasto em transações nos últimos 30 dias.

Na publicação, a equipe da Uniswap enfatizou que possíveis usuários devem considerar essa iniciativa “como um produto inicial em fase alfa”:

Optimistic Ethereum é uma solução complexa de escalabilidade em segunda camada que ainda precisa de uma grande quantidade de testes rigorosos.

No dia do lançamento, a equipe Optimism terá direitos de atualização sobre o contrato-ponte [“bridge contract”], permitindo que solucionem quaisquer falhas que surgirem.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar