AgroTimes

Unigel tem resultado recorde em 2021 com crescimento da receita com fertilizantes

16 mar 2022, 13:55 - atualizado em 16 mar 2022, 13:55
Fertilizantes
O lucro líquido da Unigel alcançou 882 milhões de reais em 2021, ante um prejuízo de 7 milhões de reais do ano anterior (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

A Unigel encerrou 2021 com números recordes nas principais linhas do balanço, impulsionados por aumento da eficiência operacional e principalmente pela expansão no agronegócio, com a conclusão do ramp-up das plantas de fertilizantes nitrogenados, disse a empresa nesta quarta-feira.

O grupo químico reportou uma receita bruta de 8,5 bilhões de reais em 2021, alta de 132% frente ao registrado em 2020, enquanto o lucro operacional somou 1,7 bilhão de reais, 386% superior no comparativo anual.

O lucro líquido da Unigel alcançou 882 milhões de reais em 2021, ante um prejuízo de 7 milhões de reais do ano anterior.

Em nota, a companhia destacou o aumento da contribuição do segmento de fertilizantes para seus negócios, com a finalização do ramp-up de suas plantas em Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA), que a alçaram a uma posição liderança na fabricação de nitrogenados no país.

A unidade de fertilizantes com duas fábricas arrendadas junto à Petrobras (PETR4) representou 25% da receita bruta (2,2 bilhões de reais) e 33% do Ebtida ajustado (578 milhões de reais) da Unigel em 2021.

“A ampliação de nossa presença no agronegócio foi estratégica e nos permitiu potencializar nosso desempenho. Somos o único produtor de ureia e sulfato de amônio do Brasil, mercados altamente dependentes de importações”, disse Daniel Zilberknop, CFO da Unigel, em nota.

O executivo afirmou ainda que a guerra na Ucrânia tem consequências diretas sobre os mercados de óleo e gás e de fertilizantes, importantes para sua unidade de agronegócio.

“Do lado do custo, nossos contratos de gás natural são atrelados à referência de preço do petróleo Brent, que também apresentou forte alta desde o início do conflito, porém em menor intensidade do que o preços dos fertilizantes. Além disso, temos contratos de hedge de matéria-prima que ajudam na proteção do custo do gás natural, tornando a operação ainda mais competitiva”, disse.

A companhia não observou ainda impacto relevante do conflito Rússia-Ucrânia nos segmentos de acrílicos e estirênicos, mas espera que o aumento do Brent se reflita em maiores preços ao longo da cadeia, preservando os spreads.

Investimentos

Para 2022, a companhia está investindo na produção de ácido sulfúrico, importante insumo para os segmentos acrílicos e fertilizantes, com a construção de uma nova planta em Camaçari (BA).

Estão estimados para esse projeto investimentos em torno de 100 milhões de dólares, com início da operação em 2023.

A unidade deve garantir maior confiabilidade ao suprimento da matéria-prima e trazer ganho de eficiência energética, segundo a Unigel.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar