Setor Automotivo

Unidade de veículos comerciais elétricos da GM expandirá linha

28 set 2021, 16:57 - atualizado em 28 set 2021, 16:57
GM
A GM afirma que o EV600 economiza 7 mil dólares por ano para gestores de frota em comparação com um veículo semelhante movido a diesel (Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

A General Motors disse nesta terça-feira que a unidade de veículos comerciais elétricos (EVs) BrightDrop terá uma segunda van de entrega à sua linha em 2023 e fechou acordo para fornecer esse veículo para a Verizon Communications.

A GM disse que o EV410 de médio porte, voltado para um segmento que inclui supermercados, telecomunicações e outros provedores de serviços que demandam veículos menores, será fabricado a partir do segundo semestre de 2023 em uma fábrica no Canadá.

A van EV600, que tem maior porte, começará a ser produzida em novembro de 2022.

“Estamos vendo uma demanda incrível para elas”, disse o presidente-executivo da BrightDrop, Travis Katz, em entrevista. “Há agora uma escassez de oferta, francamente, no mercado.”

Katz, que ingressou na GM vindo da empresa de venture capital Redpoint Ventures, disse que os modelos elétricos agora fazem mais sentido financeiramente para clientes comerciais que estão focados no custo total de propriedade do veículo.

A GM afirma que o EV600 economiza 7 mil dólares por ano para gestores de frota em comparação com um veículo semelhante movido a diesel.

A área de veículos elétricos é atraente porque os governos da China e da Europa estão pressionando as empresas para reduzirem emissões de CO2 e companhias como FedEx Corp, Amazon.com e UPS se comprometeram a mudar suas grandes frotas de entrega para modelos elétricos.

Em junho, a GM aumentou previsão de investimentos em veículos elétricos e autônomos em cerca de 30%, para 35 bilhões de dólares, e acelerou os planos para duas fábricas de bateria nos Estados Unidos.

A GM estimou que o mercado norte-americano para veículos de entrega de encomendas e alimentos subirá para mais de 850 bilhões de dólares em 2025, e Katz apontou que a Verizon é uma das maiores operadoras de frotas dos EUA.

A empresa não revelou o tamanho da encomenda da Verizon.

As novas vans elétricas usarão uma versão do sistema de bateria Ultium da GM e oferecerão uma autonomia de cerca de 400 quilômetros entre cargas. A GM não divulgou o preço de nenhuma delas.