Unidade de reprodutores suínos da EQC será ampliada
As obras de ampliação da unidade de recepção de reprodutores suínos da Estação Quarentenária de Cananéia (EQC) vão ser apresentadas na próxima quinta-feira, 4.
As instalações fazem parte de uma parceria Público-Privada entre o Ministério da Agricultura, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs). O evento deve ter a presença da ministra Tereza Cristina.
O ministério informa em comunicado que a parceria começou em 2015, com assinatura do protocolo de intenções, que tornou viável em 2017 a reforma e ampliação das estruturas dos sítios 1 e 2 da Estação de Cananéia, proporcionando a recepção e quarentena de suínos importados para fins de reprodução.
Em 2019, ocorreu a necessidade de nova ampliação da EQC, por causa do aumento da demanda das empresas de genética para importações e a entrada de novas empresas no mercado brasileiro, explica o ministério em nota.
As obras de ampliação são fruto do acordo de cooperação técnica celebrado em 2020, com o intuito de manter a suinocultura brasileira geneticamente atualizada e ao mesmo tempo preservar o alto status sanitário do rebanho nacional.
A Estação, localizada na Ilha de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo, realiza quarentena e pesquisa em animais sob ambiente oficialmente controlado, em complemento às medidas de defesa sanitária animal aplicáveis aos processos de importação, exportação e do trânsito nacional.