União Europeia alerta que mineração cripto poderá ser suspensa em emergência energética
A Comissão Europeia anunciou que Estados-membros da União Europeia (UE) devem se preparar para suspender a mineração cripto, “em caso de necessidade de redução nos sistemas de eletricidade”, segundo um plano de ação para digitalização do sistema de energia da União Europeia, divulgado nesta terça-feira (18).
Com a guerra na Ucrânia adicionando estresse ao fornecimento de energia na Europa, a Comissão quer que países se preparem para reduzir o consumo de energia elétrica de mineradores do setor, com a possibilidade de as operações de mineração cripto serem totalmente suspensas em áreas em que a infraestrutura elétrica seja forçada a diminuir o consumo.
A longo prazo, a Comissão também quer que membros da União Europeia analisem a chance de encerrar alívios fiscais e subsídios para mineradores proof-of-work (PoW).
A Comissão Europeia também anunciou a proposta para introduzir um sistema para avaliação de criptomoedas, conforme o impacto ambiental dentro da União Europeia. O sistema de taxonomia faz parte do acordo verde da União Europeia – é um esforço de líderes de políticas para atingir objetivos climáticos importantes.
No plano emitido hoje, líderes da UE apontaram “The Merge” – transição da Ethereum (ETH), de proof-of-work para proof-of-stake (PoS) – como um exemplo das mudanças que esperam ver no consumo energético do ecossistema blockchain. A Comissão diz que irá colaborar com órgãos internacionais de padronizações diferentes para desenvolver um selo de eficiência energética.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.